Dicas

Check-up médico no diabetes

Olá, amigos e amigas! Foram bem de final de semana? Aqui está tudo ótimo!

Nesta semana vamos focar a importância do Check Up Médico. Muitas pessoas resistem muito até ir ao médico e só vão quando estão se sentindo mal, com muita dor ou algum problema mais sério.

O ideal é lidarmos com a prevenção. Nada mais preventivo do que o Check Up Médico. Não é necessário passar por todas as especialidades médicas, mas é bom anualmente procurarmos um médico Clínico Geral para que prescreva exames específicos baseado em nossa descrição de condição física.

Quem ConVive com o Diabetes pode solicitar ao Endocrinologista que esses exames sejam prescritos anualmente, além daqueles que já fazemos periodicamente para o controle da glicemia como Glicose, Hemoglobina Glicosilada, Frutosamina, Uréia, Potássio e os de Urina.

Dados afirmam que as principais causas de óbito no Brasil estão relacionadas aos problemas cardiovasculares como infarto, hipertensão arterial, AVC (derrame cerebral), insuficiência cardíaca e, aneurisma entre outros, principalmente porque o estilo de vida moderno repleto de compromissos, stress e agitação amplia as chances dessas doenças surgirem surpreendendo principalmente quem não se cuida… quem não faz um check up há muito tempo.

A principal função do Check Up Médico é detectar pontos fracos no organismo e com o tratamento correto fortalecê-los diminuindo as chances de um acometimento de doença.

Em meados de 2008 começaram a surgir os primeiros sintomas da insuficiência renal crônica no meu marido. Antes disso, não sabíamos exatamente o que significavam os episódios de fraqueza nele. O inchaço nos tornozelos eram sempre explicados pelos médicos como relacionado à hipertensão arterial e logo tratavam de prescrever diuréticos. Até o diagnóstico houve muito questionamento e sofrimento. Hoje já lidamos bem com a situação e caminhamos para o transplante.

Mas esse turbilhão de preocupações com a saúde dele acabaram tirando de foco a minha própria saúde. Atrasei exames anuais, mas mais importante do que lamentar é correr atrás do prejuízo. Então, vamos nos tratar juntos.

Hoje tenho marcada uma consulta com a alergista. Estou começando o meu check up com ela. Serão quase duas semanas de consultas com especialistas, pois eu já conheço os pontos fracos do meu corpo e sei quais são os especialistas que devo procurar. Quem ainda não conhece o próprio corpo ou ainda não deu a devida importância aos exames periódicos deve começar consultando um Clínico Geral que dará início a exames como o Hemograma Completo.

O Hemograma Completo deve ser colhido com 4 horas de jejum. É colhida uma amostra de sangue que ao ser examinada evidencia quaisquer alterações da série vermelha (hemácias, hemoglobina e hematócrito). Valores abaixo do normal podem indicar anemia e valores acima indicam o aumento da viscosidade do sangue podendo indicar até alterações na medula óssea.

O Hemograma Completo também fornece dados sobre as plaquetas e a série branca que são os leucócitos. Se os valores estiverem acima do normal podem indicar algum tipo de infecção bacteriana e valores diminuídos podem evidenciar uma infecção viral.

Amanhã conto como fluiu a consulta com a Alergista e quais foram os exames solicitados. Vamos colocar a saúde em dia. Me acompanham?

Beijos e até lá!

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *